O Dia do Amigo é lembrado como uma data afetiva, cheia de carinho e amor, mas diferente do que pensam, ainda é possível se deparar com uma relação de amizade tóxica e que não é saudável para quem sofre a pressão de ser próximo de alguém abusivo. Com a pauta sobre laços que acabam com a autoestima, impõem barreiras e medos cada vez maiores na sociedade, existem alguns sinais para identificar um amigo abusivo.
“Os efeitos da amizade tóxica são enormes, eles podem desestabilizar sua autoestima, seu humor, sua confiança, muitas pessoas interpretam as agressões verbais feita pelos amigos como conselho, como zelo, mas essas palavras machucam e geram consequências no dia a dia de quem sofre”, explica Ivana Cabral, especialista terapia de relacionamentos.

Segundo ela, há diversos fatores que ajudam a identificar essa relação abusiva, como criar competições e rivalidades, fazer humilhações disfarçadas de piada e brincadeira, criando um ambiente desconfortável de propósito, além de também criar fofocas e contar segredos para todo mundo.
“Os amigos tóxicos costumam ter a características de serem os protagonistas da relação, para eles, o que importa mesmo é o drama que está passando, os seus sentimentos e emoções, como uma chateação por uma briga familiar, um dia importante no trabalho, são diminuídos por eles, para o amigo abusivo, eles não importam e não são válidos”, Ivana explica.
Ela também pontua melhor sobre as piadas de mau gosto que são feitas em diversas situações. “Brincadeiras sobre a aparência, como estar num local com um grupo de pessoas e falar: ‘nossa que roupa é essa que você está usando?’, ou algo do tipo: ‘se lembra daquela situação constrangedora que aconteceu? Posso contar essa história para eles?’, são comentários ofensivos fantasiados de uma conversa descontraída.”
Ivana pontua sobre a competição e a rixa na amizade abusiva, ela afirma que suas conquistas e motivos para alegria se tornam uma forma de desafio para o tóxico se sobressair. Uma promoção no trabalho, por exemplo, que você conquistou, será o estopim para o seu amigo buscar ser o chefe da equipe. Um início de um namoro, pode ser o motivo que o seu amigo irá buscar um relacionamento, assim ele nunca estará abaixo de você.
“É claro que confiamos nas nossas amizades, então é por isso que falamos abertamente sobre os nossos segredos, contando que ele morrerá após a conversa terminar. Mas nas amizades tóxicas, sua confidência será exposta para diversas pessoas. Além disso, a mentira está sempre constante, seja para terminar uma discussão ou até mesmo para iniciá-la, para fazer você se sentir mal sobre alguma situação também”, finaliza a terapeuta.